Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
A importância da realização dos projetos de arquitetura

É muito importante a realização dos projetos de arquitetura para a realização de uma obra de benfeitoria? E quais são os passos a seguir para a realização de um projeto de arquitetura?

Em primeiro lugar, deve-se contratar um profissional habilitado e com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), já que com a apresentação da carteira profissional, se tem a certeza de que esta pessoa, jurídica ou física, está habilitada perante a lei para a realização dos trabalhos a serem encomendados.

É importante a observação deste fato, pois o profissional sem o devido registro está fazendo exercício ilegal da profissão, o que não é permitido por lei, incorrendo em uma contravenção.

Cabe dizer aqui, também, que o projeto, para ser executado, deverá ser aprovado perante a administração regional. E é nesse momento que será exigida a apresentação da correspondente ART, o documento assinado pelo profissional contratado e que define para todos os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia e/ou arquitetura. Um profissional devidamente registrado junto ao CREA e um projeto com sua ART elaborada são a garantia para o cliente da responsabilidade e legalidade de seu projeto. Os responsáveis técnicos são os responsáveis perante a justiça.

Após a realização das etapas contratuais, é dado início ao projeto de arquitetura. Em um projeto existem várias etapas que tradicionalmente são realizadas: primeiro, estabelecimento do programa de necessidades; segundo, o anteprojeto; e terceiro, o projeto legal e o executivo.

No primeiro ponto, o cliente enumera para o profissional contratado o conjunto de necessidades dos futuros usuários da obra e deve, obrigatoriamente, preceder ao início do projeto e pode ser complementado ao longo desenvolvimento dos trabalhos.

Assim que for concretizada a primeira etapa, e que nos dá as ferramentas necessárias para a realização dos trabalhos, se inicia o anteprojeto. Nele serão consideradas as principais exigências do cliente e que é o resultado do trabalho intelectual do profissional na compreensão e compatibilização dos anseios do cliente com o aprendizado acadêmico e expertise (perícia) adquirido pelo profissional.

Nesta parte dos trabalhos, começa a aparecer de forma mais concreta a proposta do profissional, materializada através de desenhos em plantas e cortes do local em questão a ser realizado e/ou modificado. É durante este momento que o cliente questiona o profissional com relação às suas idéias e solicitações, corroborando o que o profissional desenvolveu ou, então, solicitando modificações.

Com a aprovação do anteprojeto, passa-se para a etapa seguinte, o projeto legal/executivo. A partir desse momento, mudanças de idéia podem gerar novos custos para o cliente, pois incorrerá em retrabalho do profissional contratado. Por isso mesmo, é importante discutir as possibilidades e idéias na fase do anteprojeto.

O projeto legal/executivo é a ferramenta necessária para a aprovação perante a autoridade competente e conseguir assim as permissões exigidas para a realização da obra. É também um elemento básico para uma correta tomada de preços e/ou orçamento: como os fornecedores cotaram a mesma coisa, a comparação torna-se mais fácil e objetiva para o condomínio.

No projeto executivo, propriamente dito, algumas etapas podem ser estabelecidas, tais como: projeto pré-executivo, básico, de execução e detalhamentos. Estes últimos são muito importantes na execução da obra, pois são eles que apresentam os detalhes que farão a grande diferença na obra.

Os projetos de execução e detalhamentos são o principal motivo para a contratação de um profissional, pois é neles que o arquiteto ou engenheiro podem realizar economia de recursos financeiros, tempo e de mão de obra. Com estes projetos, por exemplo, nos pisos, cortes desnecessários de cerâmicas podem ser evitados, gerando economia de tempo e material, o que gerará automaticamente economia de custos.

Mas não é só no projeto que se fundamenta a contratação do profissional. O arquiteto ou engenheiro também são responsáveis por acompanhar a execução das obras, garantindo que o cliente terá, ao final da execução, o que foi solicitado no anteprojeto e aprovado no projeto. Este acompanhamento, entretanto, não deve ser confundido com o acompanhamento e gerenciamento de obras, que implica em outras responsabilidades que não correspondem à contratação de um profissional para a realização de um projeto de arquitetura e/ou engenharia.

Como preconizado por qualquer instituição de gestão de projetos (como o PMI ou IPMA), uma obra (reforma ou nova construção) trata-se de um projeto que precisa seguir determinadas etapas para minimizar as possibilidades de fracasso. Assim, é importante que sejam respeitadas para um desenvolvimento lógico e ordenado das fases, refletindo em economia na obra e oferecendo menor custo para o condomínio.

É importante salientar que o profissional habilitado e contratado para a execução dos serviços de manufatura dos projetos tem responsabilidade civil dos trabalhos por ele executados. Assim, em caso de problemas no projeto, o condomínio poderá acioná-lo na justiça para que não tenha que incorrer em prejuízos advindos de um projeto incorreto.

Assim, é possível concluir que a contratação de projetos de arquitetura antes do início de uma obra é importante. O condomínio não será responsabilizado por erros de projetos e ainda contará com menores custos na realização da obra e também poderá decidir com mais segurança o fornecedor que realizará a obra.

Fonte: Jornal do Síndico

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação