Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Cão que ladra protege a casa

Os cães de guarda são uma opção para quem busca mais segurança tanto em casa como na empresa.

Fiéis e bem treinados, os animais não hesitam em defender o território sob sua responsabilidade e podem afugentar intrusos antes que eles invadam o local. Diferente do que se imagina, o animal não deve ser agressivo, mas obediente.

Quando corretamente treinado e tratado pelo dono do imóvel, o cachorro pode deixar claro para o intruso que se ele invadir o quintal ou pátio poderá ser atacado. Entretanto, ao sinal ou voz de comando, esse animal deve obedecer imediatamente, daí a importância do adestramento.

Jamais se deve estimular agressividade em um cão, isso pode custar caro para o dono tanto no caso de ataque a terceiros, quanto contra os mesmos, especialmente crianças. Quando preparados de forma correta, os cães de guarda são perfeitos também para o convívio doméstico.

De acordo com a técnica em Cinofilia Nayara Borges, especialista em comportamento e adestramento animal, nem todos servem para esta função. Ela explica que mesmo entre as raças indicadas para a guarda alguns indivíduos podem não se sair bem porque são medrosos demais, excessivamente agitados ou mesmo, agressivos.

“Nós orientamos os donos a passarem primeiro pelo treino de obediência, isso leva cerca de três meses, tempo suficiente para saber se o cão e o dono estão prontos para a etapa seguinte”, avalia.

Os treinadores vão analisar a personalidade do animal e a resposta dele aos comandos do dono, caso exista falha em qualquer um dos lados é melhor desistir. Um animal que não obedece pode colocar pessoas em risco, exagerar no ataque e causar ferimentos graves no invasor, em lugar de imobilizá-lo.

O treinamento de obediência leva três meses e custa R$ 580 por mês. A segunda etapa, o treino de guarda, leva mais três meses.

Opções

Entre as raças para guarda estão Rotweiler, Pastor Belga Malinois, Pastor Alemão, Dobermann, Boxer, Fila Brasileiro e Dogue Alemão. Entretanto, cada um deles tem características particulares. Algumas raças são verdadeiras babás, outras não toleram outros animais.

Outra alternativa são cães de alarme. Os vira-latas podem se sair muito bem nisso, assim como os pequenos e valentes Chihuahuas, Shihtzus, Yorkshires e Pinchers.
Outros bons exemplos são Fox Paulistinha, Dachshund, Bassset e Jack Russel Terrier, e outros. Independente da raça, todo cachorro merece ser tratado com carinho.

Fonte: O Diário do Norte

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação