Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Como manter os móveis com aparência de novos

Para manter a aparência de novos e garantir durabilidade, as madeiras, pinturas e acabamentos de móveis precisam de cuidados especiais. Para ajudar nessa tarefa, a Linea Mobili, empresa de móveis planejados, selecionou dicas que ajudarão a tornar mais simples a tarefa.

O primeiro passo é proteger os móveis do sol, pois a exposição direta pode alterar as cores da madeira e até manchá-la. Manter as cortinas da casa ou do escritório fechadas nos períodos do dia em que os raios são mais intensos é uma forma eficaz para não causar danos.

Não deixe objetos quentes diretamente apoiados no móvel e nem água empoçada sobre ele. No que diz respeito à limpeza de qualquer superfície, a regra básica é utilizar pano seco ou levemente umedecido com água. Nunca arraste o móvel – se for preciso removê-lo, esvazie totalmente e puxe-o pela base, ou local bem próximo a ela.

Além desses cuidados, cada material requer algumas atenções específicas. Quando há veios, o pano úmido deve ser passado no mesmo sentido deles, para evitar manchas, seguido de pano seco para eliminar completamente a umidade. Em superfícies metálicas, nunca use qualquer tipo de palha de aço.

Enquanto estiver intacto, o cromado – um acabamento que protege o ferro e o aço contra a ferrugem, impede que esta ataque o que estiver sob a proteção. Existem produtos especiais para serem usados nestes acabamentos – jamais utilize solventes, tais como querosene, gasolina ou thinner, pois em contato com o sol, os danos poderão ser profundos.

Nos acabamentos com pinturas em PU (poliuretano), nunca utilize produtos corrosivos como o álcool. Se houver manchas de mão, usar esporadicamente sabão neutro. Evite riscar o móvel, pois esta pintura não permite retoque. O uso de toalhas ou apoios para copos, xícaras e outros portadores de líquidos ou molhos é fundamental.

Nas folhas – aqueles móveis com acabamento à base de nitrocelulose ou poliuretano, nunca utilize produtos abrasivos como sapólio, esponja de aço, álcool, limpadores multiuso, thinner, lustra-móveis e outros.

A exposição ao sol pode manchar ou até criar rachaduras na folha do móvel. Aqui também recomenda-se o uso de toalhas ou apoios para copos, xícaras e outros recipientes com líquidos ou molhos. Para vidros e cristais indica-se os produtos do tipo limpa-vidros ou mesmo álcool. Para os acrílicos, somente pano seco ou umedecido em sabão de coco ou neutro.

Cuidado para o caso de haver detrito áspero no acrílico. Neste caso, espane-o antes de passar o pano, senão esses detritos, em contato com o móvel, poderão riscá-lo. Para os acabamentos em couro, nunca use óleo de mamona. Apesar da maciez momentânea, ele gera trincas e brilho excessivo, futuramente. Qualquer líquido derramado sobre o couro deve ser removido com urgência. A exposição ao sol pode manchar o móvel ou até criar flacidez no material.

O mármore, ao contrário do que muitos pensam, não é impermeável. Aqui também vale usar toalhas ou apoios para copos, xícaras e outros portadores de líquidos ou molhos. Se algo cair e permanecer no mármore, ele ficará manchado, especialmente, refrigerantes, vinhos e café. Se o mármore for arranhado é possível restaurar a resina que o protege com a ajuda de um profissional marmorista.

Fonte: Imóvel Web

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação