Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Confira dicas de como evitar acidentes domésticos

Cuidados com micro-ondas e chuveiro, por exemplo, previnem que choques elétricos possam ocorrer

Acidentes domésticos levam segundos para acontecer e a melhor maneira de preveni-los é estar munido de informações e atento aos cuidados que devem ser tomados. Afinal, como diz o famoso ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Não permita que crianças corram ao redor da tábua de passar roupa

Eletrodomésticos facilitam muito a vida moderna, mas é preciso usá-los com cautela. Ler as instruções sobre o produto antes de usá-los é uma atitude prudente que ajuda a evitar que um acidente aconteça. Além desse cuidado, reunimos aqui algumas medidas preventivas extraídas do livro “Como Prevenir Acidentes Domésticos”, de Antonio Ramos Nogueira Filho. Confira:

Forno microondas - Este eletrodoméstico deve ficar em superfície nivelada e longe de fontes de calor e umidade. Além disso, na hora da compra é preciso verificar se o modelo pode ser embutido, já que há alguns tipos que possuem sistema de exaustão na parte traseira.

A tomada do microondas não deve ser ligada junto a outros aparelhos. Além disso, não se pode acionar este equipamento sem que haja alimento em seu interior. O forno precisa funcionar sempre com as portas fechadas. Caso haja algum problema com a vedação, é necessário levá-lo a uma assistência técnica.

Papel e papelão podem ser utilizados dentro do aparelho, mas somente para aquecimentos rápidos. Se for usado papel alumínio, ele nunca deve estar em uma posição em que encoste na base ou parede do microondas. Não deve ir dentro do equipamento ovos inteiros, potes de vidros, recipientes fechados e água com óleo, pois podem explodir dentro do eletrodoméstico.

Nunca deixe o cabo da panela virado para fora (Fotos: Thinkstock)

Fogão – Quando a gordura está dentro da panela e atinge uma temperatura muito alta, ela pode entrar em chamas. Se isto acontecer, Nogueira Filho recomenda em seu livro nunca utilizar água para extinguir o fogo, pois esta atitude aumentaria o perigo. A sugestão do autor é abafar a chama com uma tampa.

As panelas dispostas em cima do fogão devem ficar sempre com o cabo voltado para dentro, a fim de evitar que as pessoas esbarrem nelas ou crianças as puxem por curiosidade.

Chuveiro – Ao mudar a temperatura da água é necessário fechar antes o registro da água. Desta maneira, a corrente elétrica é interrompida, o que evita a possibilidade de um choque.

De acordo com o autor do livro, algumas pessoas utilizam cabos de vassoura para alterar o regulador de água quente e fria. No entanto, apesar de o cabo ser de madeira, se ele estiver úmido a corrente elétrica chegará à pessoa. Aparelhos elétricos não devem ficar próximos a quem está tomando banho, seja no chuveiro ou banheira.

Ferro elétrico – Mantenha a atenção quando o eletrodoméstico estiver em cima da tábua de passar roupa. Não deixe crianças brincarem ao redor, para evitar que elas esbarrem e acabem causando um acidente.

Fonte: Revista Imóveis

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação