Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Cor forte no teto pode deixar ambiente mais aconchegante

Quando o assunto é a pintura do teto da residência, o branco ainda é a primeira opção para muita gente. Mas a tendência não é regra.

Para o arquiteto Gustavo Calazans, já existe uma maior liberdade das superfícies que podem ser pintadas. “É uma diminuição das regras, com cada vez menos ‘pode’ e ‘não pode’ e mais experimentações”, diz.

As cores claras trazem sensação de amplitude em ambientes menores. Naqueles mais amplos e altos, no entanto, tons mais vivos e quentes no teto podem tornar o clima mais intimista e acolhedor.

“Eu tenho percebido uma mudança no jeito de as pessoas pensarem os espaços porque essa sensação de amplitude trazida pelo branco esta sendo substituída por um desejo de aconchego”, diz o arquiteto.

Segundo Calazans, é cada vez mais comum ver casas em que as paredes são escuras. “Dentro dessa dinâmica, que é nova e faz sentido, pintar o forro passa a ser possível”. 

O primeiro passo não hora de ousar é pensar nas outras cores e elementos que irão compor o espaço para que o resultado não fique carregado.

“O ponto de partida é escolher cores que possuam o mesmo grau de luminosidade ou selecionar tons neutros e intensos que possam proporcionar combinações harmônicas”, diz Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.

Outra possibilidade é optar por diferentes tonalidades, claras e escuras, de uma mesma cor. Para criar um moderno efeito de continuidade, a dica é aplicar o mesmo tom de uma cor no teto e em uma das paredes do espaço.

Calazans gosta de “pintar cor como volume”. “Se tenho uma sala em ‘L’, pinto a parede inteira de uma cor, que entra pelo corredor e vai até o primeiro quarto”, explica.

Mesmo em espaços menores, é possível dar cor ao teto optando por tons frescos e suaves como, por exemplo, azul, rosa e amarelo. “É só questão de com que palheta de cores a pessoa vai trabalhar”, diz Calazans.

Para o arquiteto não existem soluções preestabelecidas e a dica principal é brincar.

Fonte: Folha de São Paulo

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação