Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Cuidado com o gás de cozinha

Na última semana, um vazamento de gás causou uma explosão em uma casa na Zona Norte de São Paulo. Na ocasião, quatro pessoas ficaram feridas e uma ficou soterrada por cerca de cinco horas

Casos como esses servem de alerta para que a população tenha mais cuidado com a manutenção dos botijões de gás nas residências. De acordo com o tenente Alexandre Mançano Cavalca, do Corpo de Bombeiros de Maringá, muitas pessoas não se atentam para a validade da mangueira do gás ou não tomam medidas preventivas necessárias para evitar esse tipo de acidente.

Nas cozinhas, que são os locais onde os vazamentos mais acontecem, Cavalca orienta que a mangueira plástica não passe por trás do fogão. “Como o forno é uma fonte de calor, o plástico pode esquentar e causar fissuras. O ideal é que a mangueira saia pela lateral do fogão”, orienta.

O botijão deve estar sempre fora da residência e nunca ao lado do fogão. A mangueira tem ainda um prazo de validade que deve ser respeitado.
Segundo Cavalca, esse prazo varia de 3 a 5 anos, dependendo do tipo de produto. “Se a mangueira não for trocada, pode ressecar, quebrar e provocar os vazamentos”.

Em apartamentos, os cuidados também devem ser tomados e a verificação deve ser feita periodicamente. “Como o gás é mais pesado que o ar, vai para lugares baixos. Esse gás pode entrar nas tubulações, ocasionando explosões em outros locais”, alerta o tenente.

Ao perceber o vazamento de gás, a orientação é que as pessoas abram as janelas e portas do espaço, saiam do local e acionem o Corpo de Bombeiros. “Não é recomendável utilizar um ventilador, já que esse eletrodoméstico pode ter algum problema e provocar faíscas. Também orientamos que as pessoas não utilizem lanternas ou celulares, nem acendam a luz para verificar o vazamento. Os moradores devem sair do local imediatamente”, frisa Cavalca.

Fiscalização

O Corpo de Bombeiros realiza fiscalizações rigorosas em empresas e revendedoras para garantir o cumprimento do Código de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico. “As pessoas acham que somos muito criteriosos nas vistorias, mas são medidas preventivas que garantem a segurança”, finaliza Cavalca.

De olho nas dicas

Ao comprar botijão de gás deve-se prestar atenção na identificação da distribuidora do produto. É importante que tanto o caminhão de entregas quanto o botijão tragam, claramente, a mesma marca da distribuidora. Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula. Esse lacre não pode estar violado e deve apresentar, também, a marca da distribuidora. Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

Como instalar

Instale o botijão rosqueando a borboleta do regulador na válvula. Não use ferramentas para fazer isso, apenas as mãos. Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula. Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação. Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora.

Fonte: Diário do Norte

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação