Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
É preciso cuidado para não ter surpresa na administração

Condôminos devem investigar idoneidade de empresa antes de contratá-la para administrar o prédio, segundo Breno Fabrino

Com o dia a dia cada vez mais atribulado, muitos condomínios recorrem à contratação de empresas para administrar o prédio. No entanto, é importante estar atento aos serviços prestados por elas e sempre exigir a prestação de contas para não ter surpresas no futuro. Uma delas pode ser ter de arcar com dívidas em caso de negligência ou má gestão do condomínio.

Um dos principais cuidados é ter referências sobre o trabalho desenvolvido pela empresa e sobre sua seriedade de atuação no mercado antes de contratá-la, como ressalta o advogado e diretor jurídico da Associação Brasileira de Condôminos, Prestadores de Serviços, Empresas e Organizações Afins (Abcon), Breno Renato Marques Fabrino. “É importante conhecer o escritório ou local da sede onde a empresa funciona e checar os termos do contrato de prestação de serviço de preferência por um advogado do condomínio.”

Tudo isso não dispensa o acompanhamento dos serviços, que deve ser feito pelo síndico ou subsíndico do condomínio, “para ter uma avaliação constante da qualidade dos serviços, da rapidez e eficiência no atendimento, da transparência na prestação de contas e do cumprimento daquilo que foi contratado entre o condomínio e a administradora”, justifica Breno.

Entre os serviços geralmente prestados pela administradora estão a organização de contas, gestão de pagamentos e contabilidade, de folha de pagamento, emissão de boletos e, elaboração de balancetes e prestação de contas, segundo o advogado. “Além da contratação de prestadores de serviço e fornecedores necessários ao dia a dia dos condomínios, como bombeiros, pedreiros, jardineiros etc”, acrescenta.

Diante disso, fica claro que a administração pode assumir uma complexidade grande de trabalhos, o que reforça a necessidade de que seja feita de forma profissional. “Essa administração deve saber exatamente como gerir a vida do condomínio, evitando problemas e cumprindo as obrigações legais (pagamento de encargos sociais de funcionários, contas de energia e água, impostos, entre outros). A administradora, geralmente, conta com uma experiência na gestão de tais expedientes e exatamente por isso estará mais preparada que um leigo para administrar o condomínio.” Além disso, Breno observa que a administração dos condomínios vem sendo feita, atualmente, de uma maneira muito amadora, o que causa muitos prejuízos. “Na maioria das vezes, os síndicos se veem completamente perdidos para manter organizada a vida do condomínio. Por essa razão, uma administração profissional é muito bem-vinda.”

CUIDADO

Com tanta praticidade, não é raro que os moradores e até mesmo o síndico fiquem muito afastados da realidade das demandas do condomínio e alheios até mesmo ao que a administradora faz. “O que nunca é desejável, pois, com isso, alienam totalmente a terceiros a administração daquilo que é deles e muitas vezes podem até não tomar conhecimento de algum problema que esteja ocorrendo na administração do condomínio, o que é obviamente prejudicial”, ressalta Breno.

Para o advogado, é fundamental haver sempre uma boa noção de que o síndico e o subsíndico são líderes locais. “Eles devem servir como agregadores dos condôminos, conhecendo suas demandas e interesses e buscando direcionar a administração para melhor atendê-las e proporcionar uma maior qualidade de vida no âmbito condominial”.

Fonte: Lugar Certo

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação