Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Escolha do terreno é tarefa árdua

O espaço destinado à construção é decisivo e vai influenciar as características da casa

O desejo de construir uma boa casa, que vai abrigar sua família por anos, passa pelo processo de escolha do terreno, que vai muito além da combinação preço e localização interessante. Há detalhes como inclinação, presença de árvores, uso do solo e orientação solar que serão decisivas na hora de planejar a construção e tirá-la do papel.

“Opções de escolha não faltam, então não dá para fechar um negócio sem prestar atenção em tudo que vai influenciar seu futuro lar”, comenta a

O projeto da casa teve de sofrer alterações para não prejudicar a araucária que está no terreno vizinho

arquiteta Ivana Guimarães, do escritório Guimarães , Weber e Souza. Ele alerta que é importante observar as construções vizinhas, para que você não construa uma casa térrea entre dois sobrados, por exemplo, comprometendo a incidência do sol sobre sua obra.

Para analisar os aspectos relativos ao terreno, é preciso solicitar a Guia Amarela. “O documento apresenta os parâmetros de lei de zoneamento, uso e ocupação do solo e indica o tipo de construção que pode ser edificada no lote”, explica a arquiteta Vivian Millarch. A Guia deve ser emitida pela prefeitura e, em Curitiba, o documento pode ser impresso direto do site da prefeitura.

“O zoneamento informa os critérios de uso e ocupação do solo, ou seja, estabelece o número de pavimentos, qual deve ser o afastamento das divisas e o recuo frontal, qual a taxa de ocupação permitida, que corresponde ao limite de área construída sobre o solo, (normalmente em torno de 50%), permeabilidade, coeficiente de aproveitamento, além de outros parâmetros”, enumera Ivana.

Inclinação

A inclinação do terreno também será decisiva na hora de montar o projeto. Os terrenos planos, em nível com a rua, pode significar economia, pois não exige movimentações de terra, fundações e estruturas de concreto. “Porém, aclives ou declives não muito acentuados podem ser adaptados com facilidade ao projeto. Até mesmo em casos mais extremos é possível tirar proveito da topografia com o auxílio de bons profissionais”, lembra Ivana.

Fonte: Gazeta do Povo

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação