Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Especialista em segurança dá dicas para evitar assaltos em apartamentos

Buscar informações sobre os funcionários é importante para segurança. Combinar sinais com o porteiro pode garantir a segurança ao estacionar.

Um condomínio na orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo, sofreu uma tentativa de arrastão nesta quinta-feira (17). O crime foi organizado por um dos funcionários do prédio. Em entrevista, o especialista em segurança, Vinícius Vaz Ferreira, dá dicas de segurança para moradores de prédios.

De acordo com o especialista, é importante não divulgar muitas informações a desconhecidos. “As situações acontecem, o criminoso está em todas as áreas. Nós cidadãos temos que tomar muito cuidado com as informações, evitar divulgar as informações com aquele falso amigo. Achar que aquele funcionário, ou aquele amigo esporádico, seja de confiança. Não informar objetos que foram comprados para a residência, quando for viajar não informar o período que vai ficar fora. Evitar rotinas, com horários de entrada e saída. Tudo para evitar a facilidade com os criminosos”, explica Vinícius.

Quanto ao momento de contratação de funcionário, o especialista recomenda que deve-se buscar o máximo de informação possível. “Para contratar qualquer tipo de serviço, até mesmo para quem vai trabalhar em nossa residência, temos que puxar o máximo de informações da pessoa. Conferir o endereço, ir até o local para verificar a veracidade deste endereço, puxar informações com o ex- contratador, para puxar referências sobre o seu serviço, sobre a confiança neste prestador de serviços. Evitar deixar a chave de casa ou informações que somente a família deveria saber;  então é preciso ter todo um cuidado com as pessoas”, diz o especialista.

Em relação aos entregadores, Vinícius explica que tanto o condomínio, quanto o morador devem tomar cuidado.  “Hoje em dia, os edifícios têm um sistema de clausura. Que são dois portões onde há acesso para o entregador e ele não tem acesso ao interior do prédio. É uma entrada somente para estes tipos de serviços, como assistências técnicas, correios e entregadores. Mas, se o condomínio tem a entrada tradicional, tem que orientar e conversar com os funcionários, para que confirme as informações. Mesmo que todo fim de semana eu peça pizza, toda vez ele tem que confirmar com o morador se o entregador está subindo. Tem também as ferramentas de segurança, como o olho mágico, mesmo que você more em condomínio com porteiro, vale a pena ter o olho mágico. Se a campainha tocar e o porteiro não tiver avisado, olhe no olho mágico. Coloque uma tranca a mais, tudo para garantir a segurança”, afirma.

Outra dica do especialista em segurança é tentar fazer caminhos variados para entrar em casa. “Se a rua tem opções, evite fazer sempre o mesmo caminho, tente chegar cada dia por um lado. Pode padronizar sinais com o porteiro, uma buzinada para avisar que está bem. Quando não buzinar, quer dizer que tem alguma coisa errada dentro do carro, com isso, ele pode acionar as autoridades”, finaliza.

Fonte: G1

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação