Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Falta de manutenção impede uso de áreas de lazer em condomínio de SP

Há três anos, parquinho de condomínio na Zona Norte está interditado. Moradores entraram na Justiça para não pagar o conserto do espaço.

A falta de manutenção em áreas de lazer prejudica os moradores de um condomínio no bairro Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. As crianças não podem brincar no parquinho, que está interditado há três anos. Os moradores compraram uma briga na Justiça com a construtora para não tirar dinheiro do próprio bolso.

Com a interdição do parquinho, as crianças recorrem à quadra de esportes, que também necessita de reparos, como pintura e alambrado. “Quando venta, a pastilha cai e as mães têm medo de trazer as crianças. Eles arrumam e depois cai de novo”, diz a subsíndica Rosa Torres de Lima.

A quadra ganhou uma cerca improvisada. “Os espaços são bons, mas faltam melhorias. A quadra não é coberta. Em dia de chuva, não dá para descer com as crianças”, diz a enfermeira Lídia Shizoekondo.

As áreas de lazer realmente precisam de manutenção para serem bem aproveitadas. Um condomínio em Interlagos, na Zona Sul da capital, tem quadras, churrasqueiras, parquinhos, pista de skate e sala de ginástica. No lugar, moram quase 800 famílias e cada uma paga R$ 500 de taxa de condomínio.

“Eu estou reformando a quadra, mas não vamos fazer rateio. É caro, mas tenho dinheiro guardado. Aí, ninguém reclama. Quando você tem que fazer manutenção e a manutenção é cara, e você precisa aumentar o condomínio, sempre aparecem pessoas que estão no limite do orçamento. Aí reclamam que não usa e que não é necessário”, diz a síndica Maria Virginia Paes.

Se não há aumento na taxa de condomínio, sobra dinheiro para outros gastos como churrasco. O analista Fernando Correa reuniu a família e teve que reservar a churrasqueira com antecedência. “Não tenho o hábito de utilizar, mas hoje é uma ocasião especial. Vamos comemorar”, diz.

A pesquisa de uma administradora de condomínios da capital mostra que a churrasqueira e o salão de festas são as áreas mais usadas para o lazer. Em seguida, vêm a brinquedoteca e o parquinho. Em terceiro lugar, estão a quadra e a sala de ginástica.

A família da designer Débora Ferreira usa tudo o que o prédio oferece. Foi esse conforto que pesou na hora da compra. “Acho que mesmo quem não usa, gosta porque tem visitante. Acho que valoriza o imóvel até para quem não tem filho. Custo benefício compensa”, diz.

Fonte: G1

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação