Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Férias com diversão e sem acidentes

Pais devem ficar atentos e orientar as crianças para que as brincadeiras não resultem em escriações, torções e até fraturas.

Férias são sempre sinônimo de diversão para criançada. Momento para relaxar e também se divertir com os pais, colegas e primos, seja na casa dos avós, em colônias de férias, nos playgrounds com os vizinhos ou parquinhos do bairro. Querendo aproveitar para fazer tudo o que nem sempre tiveram tempo durante o ano, muitas crianças acabam exagerando e o resultado são escoriações, torções e até fraturas.

 Para prevenir os acidentes e garantir que as férias sejam tranquilas, o ortopedista londrinense Vanderlei Montemor Bernardo, especialista em trauma ortopédico, afirma que os pais não devem desgrudar os olhos dos pequenos (de até três anos), e orientar os maiores sobre os riscos que correm ao se aventurar na escalada de móveis, escorregar no corrimão da escada ou mesmo correr dentro de casa.

”Acima dos quatro anos, a maioria das crianças começa a se aventurar em brincadeiras nem sempre seguras e atividades esportivas. É nessa faixa etária que começam as surgir as fraturas em punho e as contusões em geral”, detalha o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico.

Segundo ele, dos 230 pacientes atendidos por ele no Hospital Ortopédico de Londrina, cerca de 20% são crianças e pelo menos a metade delas chega ao consultório com as fraturas de punho. Isso porque as crianças tendem a tentar se apoiar no chão com as mãos quando caem, uma defesa natural, de acordo com Bernardo.

Por isso é tão importante que os pais ou tutores conversem com os filhos e expliquem os riscos de determinadas ações, como correr em piso molhado, brincar nas piscina, camas elásticas, pular corda e dar exemplos dos acidentes domésticos, acrescenta Bernardo.
A partir dos quatro anos, elas já são perfeitamente capazes de entender o que pode e não pode, o que é perigo ou não, qual o tipo de piso onde se pode correr, quando usar capacetes e determinados calçados para a prática de alguns esportes, salienta o especialista.

Menos obstáculos

A vendedora Salete Acorde Vieira está sempre de olho na neta Luisa Acorde Rodrigues, de três anos, que passa as férias na casa dela, no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali (zona norte). Isso, porque, segundo Salete, a menina é cheia de energia e nem sempre ouve a avó quando se encanta com alguma coisa. ”Todo cuidado é pouco com ela, ainda mais nessa idade, ela não para um minuto”, enfatiza.

Para evitar os acidentes, Salete detalha que não deixa a neta sentar em nenhum brinquedo do parquinho sem que ela cheque antes, evita que a menina fique mexendo com objetos da cozinha, fique pulando em cima da cama ou mesmo correndo na escada da casa. ”Explico os perigos e sempre recomendo que ela e os primos pequenos brinquem no quintal onde há espaço e menos obstáculos para as brincadeiras”, observa.
Com a filha de férias em casa, o ensacador Marcos Roberto Barbosa, morador do Distrito de Lerroville (zona sul), conta que também acompanha cada brincadeira da pequena Ana Beatriz, de quatro anos, e sempre conversa com ela sobre as consequências de suas ”artes”. A menina mora em Pato Branco (Sudoeste) com a mãe e sempre celebra as festas de final de ano com o pai. ”Como moro em chácara e tem muito bicho que ela não é acostumada, a gente sempre precisa explicar dos riscos para evitar os acidentes”, diz.

Ana Beatriz garante que já aprendeu e segue a risca as orientações do pai. ”Não pode puxar o rabo do cachorro, porque ele morde a gente; tem que ver onde pisa ao brincar de pega-pega pra não cair e ralar o joelho e nunca pular nas beiradas da cama elástica. Assim, a gente não se machuca, nem machuca os priminhos”, ensina.

 Fonte: Folha de Londrina

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação