Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Imóvel novo ou usado? Saiba como tomar a melhor decisão

O investimento no imóvel ideal passa pelas suas necessidades e das possíveis pessoas que irão morar com você

Comprar a casa própria é a realização do sonho de muitos. Na hora da compra do imóvel, surge a dúvida de qual é o melhor para se investir. É melhor investir num imóvel novo ou usado?

Elencamos as vantagens e desvantagens dos dois tipos para ajudar você na hora de escolher.

Imóveis usados

Eles são sinônimos de boa localização, amplo espaço interno e preço baixo, podendo ser até 30% mais baratos. E esse preço pode diminuir ainda mais se negociado com o proprietário. Por terem sido planejados enquanto as cidades dispunham de terrenos maiores para a construção, a amplitude dos cômodos é uma das principais vantagens. Quanto mais antigo o imóvel, maiores podem ser seus cômodos chegando a passar dos 120 m² para um apartamento de 3 dormitórios, enquanto os novos ficam na média dos 90m². Sua localização é uma vantagem a parte. Por serem construções mais antigas, comércio e outras facilidades muitas vezes estão praticamente na porta de casa.

Contudo, a burocracia para a compra é uma das desvantagens de escolher um usado. Para obter um financiamento é preciso apresentar vários documentos, entre eles sentenças judiciais e negativas de dívidas para certificar a propriedade e garantir a segurança de quem irá comprar.

Outro fator que pode ser desmotivador são os problemas na infraestrutura. Condomínios têm seu custo elevado por causa do pequeno número de moradores  para ratear a manutenção e a folha de pagamento dos funcionários, e, em contrapartida não oferecem tantas áreas de uso comum. Encanamentos e fiações podem ser outro problema. Por estarem há bastante tempo em uso podem resultar na necessidade de reformas. Avalie, com ajuda de um profissional, quais reformas devem ser feitas e o quanto elas irão custar. Inclua essas despesas no preço total do imóvel. Justamente por terem sido construídos há bastante tempo não contam com estruturas necessárias para o estilo de vida atual, como uma fiação que suporte o uso de vários eletros ou o aproveitamento dos espaços, conforme a sua necessidade. Para adequar ao seu estilo de vida, pequenas mudanças podem ser necessárias.

Imóvel novo

Os imóveis novos são pensados no ritmo de vida que muitos levam. Levar e buscar filhos, passar a maior parte do tempo trabalhando e pouco tempo pra si faz com que as novas edificações sejam planejadas para aumentar a qualidade de vida. Por isso, apesar dos cômodos menores, as áreas comuns são maiores. Além das áreas comuns, a segurança é maior. Sistemas de vigilância interna, senhas nas portas automáticas e maior rigidez e controle para acesso aos apartamentos fazem do imóvel novo uma ótima opção. As opções de financiamento são mais flexíveis e exigem uma documentação menor. Em geral, para financiar o imóvel novo basta passar pela avaliação da financeira responsável – o que não é tão fácil assim.

O preço do imóvel em si pode ser um pouco maior, porém o custo condominial é baixo já que será rateado entre vários moradores. As contratações serão poucas e novas, diminuindo o peso da folha de pagamento dos funcionários – exceto no caso dos condomínios-clubes que exigem um pessoal maior. Nestes casos inclusive, o condomínio pode ser astronômico, puxado por piscinas, saunas, quadras e afins. Cheque este item com atenção!

Ganhando um pouco no custo-benefício, os novos empreendimentos perdem na questão espaço e localização. Dirigir cerca de duas horas para chegar em casa devido a localização afastada dos grandes centros pode custar aquele soninho a mais. Para famílias maiores, um apartamento de 50m² pode ser um cubículo desconfortável.

Há a opção de comprar um imóvel na planta, que pode ser arriscado. Afinal, a sua compra está apenas numa imagem, que pode estar em escala desproporcional. As obras podem ser entregues com muitos meses de atraso porque dependem de condições climáticas para serem concluídas com rapidez. Os problemas de estrutura, ao contrário dos imóveis usados, só serão percebidos com o passar do tempo.

Seja o imóvel novo ou usado, esteja atento a todas as cláusulas do contrato e o que ele cobre com o passar do tempo. E lembre-se de visitar sempre que puder e em horários alternados os imóveis usados. Já os novos, procure visitar outros apartamentos construídos por aquela construtora, falar com os moradores e ter a planta baixa em mãos na hora de planejar a decoração, assim não haverá susto que não possa ser prevenido!

Fonte: Imóvel Web

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação