Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Na pauta: orçamento e eleição
Necessidade de provisionamento das despesas

Necessidade de provisionamento das despesas

Com a maioria dos condomínios paulistanos realizando assembleias até abril para escolher os novos síndicos dos edifícios residenciais, essas reuniões assumem singular importância não apenas pelas eleições. É nesse período que os condôminos devem debater, votar e aprovar os orçamentos para o ano. É também nas primeiras assembleias que os moradores aprovam a prestação de contas do ano anterior.

Uma administradora de condomínios de São Paulo alertou que uma previsão orçamentária adequada é fundamental para a garantia do cumprimento do plano de trabalho do condomínio e a cobertura de todos os custos operacionais aprovados. São despesas com funcionários, concessionárias de luz, água e prestadores de serviços, a exemplo de empresas de manutenção e conservação de bombas, portões e elevadores, entre outros itens, citou a empresa.

“Além disso, planejar o orçamento é muito importante para o controle da inadimplência no condomínio, evitando índices altos”, observou Marcia Romão (foto), gerente da administradora. Entre as recomendações feitas por ela está a que o síndico submeta à aprovação da assembleia o provisionamento das despesas extras de final de ano ao longo de 12 meses. Desta forma, a profissional acredita que se evita que o valor da cota condominial paga mensalmente por todos os moradores possa sofrer aumentos de até 15% nos últimos meses do ano em razão de obrigações sazonais.

(re)Eleições

Também é comum no início do ano que os condomínios aproveitem a assembleia de aprovação do orçamento para elegerem seus síndicos. Segundo a administradora, a reeleição de síndicos é predominante. Cerca de 70% das assembleias realizadas com esta finalidade acabam confirmando o mesmo síndico no cargo. O cenário, porém, vem mudando. Há 10 anos, por exemplo, a reeleição acontecia em mais de 90% dos condomínios, afirmou a empresa.

Segundo Romão, assim como em qualquer eleição, os moradores devem ter cuidado na escolha de quem irá comandar o dia-a-dia do condomínio, perguntar, por exemplo, sobre suas propostas, sobre o tempo que terá para cuidar das demandas do condomínio, as mudanças que pretende realizar na gestão e, principalmente, como fará para garantir segurança e comodidade aos moradores.

O síndico pode ser proprietário, inquilino ou alguém de fora do prédio, conforme a decisão da maioria dos condôminos. Suas principais atribuições são representar o condomínio, zelar pelo cumprimento da convenção e do regimento interno, cuidar da conservação e da manutenção das áreas comuns e equipamentos, negociar com fornecedores e prestar contas aos condôminos sobre despesas efetuadas, entre outras responsabilidades.

Fonte: Folha do Condomínio

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação