Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
O controle de acesso de visitantes e a segurança nos condomínios

Para garantir maior segurança no condomínio é fundamental ter um controle eficiente, pois são as pequenas situações despercebidas que expõem o prédio a riscos desnecessários.

controle de acesso

É notório que aos índices de crescimento da violência urbana tem aumentado consideravelmente. E consequentemente, a sensação de insegurança em condomínios também aumenta, uma vez que a todo o momento surgem novas modalidades de golpes.

Por isso a gestão condominial deve ter atenção especial com a portaria dos condomínios, sendo que a utilização de um controle adequado de visitantes ainda é a melhor alternativa quando o assunto é segurança.

No entanto, para que um processo de controle funcione de fato é necessário também buscar boa conduta dos condôminos, moradores, funcionários e prestadores de serviços.

Por que o controle de acesso de visitantes é essencial para garantir a segurança do seu condomínio?

Atualmente, visando maior segurança, os síndicos têm aderido a modernos meios de averiguar quem de fato entra e sai do prédio. É prática básica o visitante ter que se identificar na portaria para entrar no condomínio, porém o processo de identificação utilizado é que faz a diferença.

Com condomínios cada vez maiores, a circulação de pessoas também é maior, logo o gestor deve atentar aos riscos que a situação traz para o condomínio. Por isso, é necessário buscar um controle de visitantes adequado ao perfil do condomínio, seja residencial ou comercial.

Sabemos que, embora essencial à segurança de todos, nem sempre implantar boas práticas de acesso ao prédio é bem aceito pelos condôminos e visitantes. No entanto, é dever do síndico conscientizar seus condôminos de que os procedimentos adotados objetivam a segurança coletiva, não sendo recomendado fazer concessões.

Não podemos esquecer que o síndico tem responsabilidade cível e criminal, assim, é essencial estabelecer um padrão de identificação de entrada e saída, assim como qual unidade o visitante irá.

Conforme diversas estatísticas sobre assaltos/roubos em condomínios, divulgadas nos meios de comunicação, quase sempre há indício de falha na segurança. Inclusive, muitas vezes as falhas ocorrem também por “indisciplina” dos próprios  condôminos referente as regras de segurança.

Não basta apenas implantar um sistema de controle de visitantes, é preciso que o processo seja padronizado e eficaz ao perfil de cada condomínio.

Atualmente, há diversos tipos de sistemas que visam aumentar a segurança quanto aos acessos de visitantes. Caso o condomínio não tenha condições de arcar com os custos de soluções tecnológicas inovadoras, há alternativas que possibilitam o controle de acesso, como planilhas por exemplo.

O importante é ter estabelecidas regras claras em relação ao controle de acesso dos visitantes!

Ao ter um controle de acesso satisfatório, o síndico estará resguardado de possíveis responsabilidades, já que é o responsável legal pela gestão condominial, incluindo a segurança e portaria.

Assim, é fundamental que toda a movimentação de entrada e saída seja de pessoas identificadas e autorizadas pelos condôminos.

Uma boa prática condominial é o síndico tratar em assembleia as regras de segurança, controle de acesso e os benefícios dos visitantes às áreas comuns, evitando assim problemas e reclamações futuras.

A complexidade das responsabilidades do síndico é grande, desse modo, para que os procedimentos implantados sejam eficientes é necessária também à participação dos condôminos.

Sem dúvidas o controle de acesso de visitantes é medida necessária a qualquer condomínio, porém o síndico deve ter muita cautela e atentar para certas medidas de segurança.

Independente do controle de acesso escolhido o objetivo único é facilitar a vida dos condôminos, bem como dificultar a ação de pessoas com má intenção.

Por isso ao buscar ter um controle de acesso realmente eficaz é preciso que o síndico adote práticas que envolvam condôminos, moradores e funcionários/prestadores de serviços.

Síndico, a segurança do seu condomínio deve ser sempre uma prioridade, não corra riscos!

Escrito por

SIMONE GONÇALVES
Advogada OAB/RS 74.437
Email:contato@simonegoncalves.com.br
www.simonegoncalves.com.br

Gostou? Então visite nosso Blog e cadastre-se para receber gratuitamente conteúdos e atualizações. https://simonegoncalves.com.br/blog/




Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação