Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
O morador conhece as regras do condomínio?

O morador conhece as regras do condomínio?

Cada edifício possui normas internas específicas, mas fazer com que todos estejam cientes de cada uma delas exige criatividade, esforço e ferramentas aliadas da comunicação

As normas do regimento interno e da convenção de condomínio ajudam na organização e boa convivência, estabelecendo limites e uma relação saudável entre os moradores. Mas, apesar de muito similares, cada condomínio pode adotar regras internas específicas, desde que não infrinjam nenhuma legislação em vigor.

Dessa forma, o que é regra em um condomínio, pode não ser em outro. Em alguns não é possível fazer mudança aos sábados, em outros não é permitido o livre acesso de entregadores aos apartamentos, somente até a portaria. Então, como fazer com que os moradores respeitem as normas? A palavra-chave é informação. Quem não conhece o regimento, tem mais dificuldade em cumpri-lo. Por isso, cabe ao gestor repassar as regras e estabelecer que os moradores as cumpram, evitando a aplicação de advertências e multas, previstas no art. 1336 do Código Civil.

Chegada de novos moradores

Para Leandro Heitor Becker, que além de ser empresário da área de tecnologia é síndico há 22 anos, a melhor hora para apresentar as normas ao condômino é durante a mudança. “Moradores novos sempre estão mais abertos a esse tipo de abordagem, depois fica mais difícil encontrá-los e muitos se tornam mais resistentes a esse procedimento”. Elber Bittencourt Vieira, sócio-proprietário da administradora de condomínios Controll, também concorda que esse é o momento mais indicado para evitar que futuramente o morador acuse desconhecimento das regras por não possuir o regulamento em mãos.

Leandro Sindico Web

Para Leandro Heitor Becker, a melhor hora para apresentar as normas ao condômino é durante a mudança

Leandro, que administra atualmente cinco condomínios entre os municípios de Biguaçu, São José e Florianópolis, explica que, além das normas, entrega também um kit de boas-vindas aos novos condôminos. “Neste kit há uma ficha cadastral para o morador preencher, o meu contato, peço também uma cópia do contrato de locação ou de compra e venda e, claro, aproveito para entregar uma cópia do regimento interno e convenção”.

Tecnologia e informação

Sistemas de gestão e softwares adotados por administradoras de condomínio, e-mail e WhatsApp têm cumprido muito bem esse papel de informar os moradores, facilitando o contato com mais assiduidade em um mundo onde a relação entre vizinhos tem sido menos frequente. O síndico Leandro conta que utiliza sistemas de gestão ou, o que é mais comum, e-mail e WhatsApp para se comunicar com os morados e relembrar o regimento, já que alguns ainda são resistentes às tecnologias mais específicas.

Porém, apesar das facilidades digitais, Elber lembra que o bom e velho uso do papel afixado em locais estratégicos, como elevadores e hall de entrada, ainda é eficiente e garante boa visibilidade. “Como o regimento é um documento extenso, regras de uso do salão, animais de estimação, mudanças e regras de segurança afixados em locais de fácil visualização ajudam na prática do dia a dia”.

Leandro, que não deixou totalmente de lado as formas mais tradicionais de divulgação, como até mesmo o antigo porta a porta, encontrou uma forma simpática de relembrar as regras e que tem agradado a todos os moradores: um jornalzinho. Ele mesmo elabora, a cada quatro ou seis meses, dependendo da necessidade. Junto com o regimento, Leandro divulga novidades boas ou ruins sobre o condomínio e aproveita para fazer uma enquete sobre pontos importantes que precisam ser decididos ou melhorados.

No final, não é só o empenho dos moradores em cumprir as regras que conta, a cordialidade e o esforço do síndico em mantê-los bem informados fazem toda a diferença para conservar a boa convivência no condomínio, seja com o apoio da tecnologia ou não.

Fonte: http://condominiosc.com.br/

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação