Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
O risco do improviso na compra do imóvel

Financiamento no mercado só cobre 80% do bem

Agir por impulso quando se tem o dinheiro ou crédito disponível para a compra do imóvel, diante de uma “oferta tentadora”, pode trazer surpresas desagradáveis ao futuro proprietário, seja jovem ou adulto. A expectativa favorável para o mercado imobiliário nos próximos anos, a melhoria do poder aquisitivo da população e a carência de habitações no País não devem resultar em precipitações, afinal, não se trata de qualquer investimento, disse o empresário Roberto Bisker (foto), CEO e sócio fundador da construtora SAB Group Incorporações.

Para ele, antes de começar a pesquisar imóveis, é preciso planejamento – cada pessoa deve respeitar o seu momento financeiro e suas possibilidades, de forma a tomar a melhor decisão para cada caso.

“Geralmente, as pessoas em busca do primeiro imóvel estão adquirindo o seu maior patrimônio e dando um passo muito importante na sua vida. Não se trata apenas de uma compra, e sim a conquista de um sonho”, comentou Bisker.

Na opinião do empresário, dois fatores se sobressaem de uma série de cuidados com a nova aquisição: a localização do imóvel e o valor necessário para a compra em comparação com a renda disponível para tal aquisição.

“É importante saber em qual região se pretende morar e conseguir delimitar os bairros que farão parte da rotina do comprador”, afirmou Bisker. Ele acredita que para tal avaliação, também é necessário decidir se o primeiro imóvel será uma moradia temporária ou mais permanente, com um projeto de vida familiar. As facilidades da região, como transporte público, mercados, bancos, shoppings centers e outros serviços também entram na pesquisa assinalou.

O empresário alertou que os financiamentos praticados no mercado só cobrem 80% do valor do bem. Contando todos os gastos extras – incluindo os valores do cartório – é preciso uma reserva de pelo menos 30% do valor do imóvel desejado.

As alternativas

Antes de definir a estratégia de pagamento, é sempre interessante analisar cada uma das opções disponíveis na praça como o financiamento concedido pelas construtoras, o empréstimo bancário e os consórcios. Independente do tipo de pagamento, o primeiro passo para quem pretende adquirir o primeiro imóvel é poupar seu dinheiro e pensar a médio e longo prazo, para não surgirem endividamentos.

Na visão do CEO, outra dúvida comum dos compradores estreantes é a questão do aluguel. Em alguns momentos, pode sim ser melhor alugar um imóvel, ainda que temporariamente, até poder comprar ou financiar um apartamento sob condições mais favoráveis. Porém, ele alertou que a mesma renda utilizada no aluguel poderia ser resguardada para o sinal à compra efetiva do empreendimento, sendo um apartamento usado, novo ou na planta.

Para o dono da incorporadora, os imóveis usados, mesmo sendo maiores, tendem a se desvalorizar mais rápido com o passar dos anos e geralmente necessitam de uma maior reforma e não possuem áreas mais modernas de lazer, como piscinas e academias.

Em todos os casos, é preciso estar preparado para fixar uma parcela significativa do orçamento com o pagamento de prestações e saber que os gastos não acabam na compra. “Além de taxas e impostos associados com a aquisição do imóvel, é preciso levar em consideração os gastos mensais fixos como seguro, IPTU e condomínio”, lembrou Bisker.

Fonte: Folha do Condomínio

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação