Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Os cuidados na hora de alugar um imóvel

Advogado alerta sobre os perigos tanto para inquilinos, quanto para proprietários de imóveis

Ficar atento a alguns detalhes, como barulho na vizinhança, custo total dos encargos, vistoria, entre outros, pode evitar uma série de problemas tanto para o inquilino, quanto para o proprietário.

Quando se trata de alugar um imóvel, detalhes que parecem inofensivos podem virar um grande problema para um dos envolvidos ou para os dois lados. O advogado Daphnis Citti de Lauro, especialista no assunto, alerta que é preciso estar atento a algumas dicas básicas:

Encontre o imóvel ideal

Defina as características básicas que o imóvel precisa ter para atender às necessidades da família: número de quartos, vaga de garagem, metragem, infraestrutura do condomínio, localização, etc.

Visite o imóvel mais de uma vez

É importante visitar o imóvel pelo menos duas vezes, em horários diferentes, e verificar aspectos como incidência de sol em salas, dormitórios e lavanderias (ambientes voltados para a face sul recebem pouca luz solar);

Preste atenção em possíveis defeitos

O estado do imóvel, manchas de infiltrações, vidros quebrados, torneiras, vasos sanitários, tipo de aquecimento dos chuveiros etc. são detalhes que devem ser verificados com atenção;

Some todos os encargos

Para fazer o cálculo de sua capacidade financeira e não ter problemas futuros de atraso, nem se sujeitar a uma ação de despejo por falta de pagamento, procure saber o valor do aluguel e encargos (IPTU e condomínio). O cálculo mais comum é: salário ou recebimentos, líquidos, equivalentes a três vezes o valor do aluguel + encargos;

Observe o entorno

A localização do imóvel é um aspecto importante para o bem-estar da família. Verifique se o local é muito barulhento, especialmente à noite ou logo cedo. É importante se certificar de que os serviços básicos (supermercado, farmácia, escolas) estão próximos ou são de fácil acesso. Se for apartamento, é interessante conversar com os porteiros, o zelador e até mesmo com o síndico para obter informações.

“Esses cuidados são imprescindíveis para depois não se arrepender tarde demais. Depois de alugado o imóvel, o inquilino não pode reclamar, a não ser de algum defeito que venha a aparecer posteriormente”, explica Daphnis;

Coloque tudo em contrato

O contrato é indispensável para quem quer segurança. Tanto o inquilino quanto o dono do imóvel devem fazer questão de ter um contrato com firma reconhecida em cartório. Itens como cláusula de multa pela rescisão antecipada e o aparecimento de problema no imóvel, por ocasião da entrega, podem se transformar em um grande entrave, caso não se tenha um contrato em mãos.

“O melhor mesmo é ter uma imobiliária na relação. Ela, sendo uma empresa especializada e baseada no contrato, pode resolver pequenos conflitos. No entanto, é importante destacar que, salvo pelo seu trabalho, ela não responde pelo inquilino nem pelo proprietário” , diz o advogado.

Fonte: Imóvel Web

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação