A localização, área, qualidade da construção e orientação são fatores determinantes para se chegar ao valor do imóvel. Porém, mesmo todos esses requisitos sendo positivos, um paisagismo planejado, com manutenção adequada, pode valorizar o empreendimento entre 10% e 30%, segundo estudos do mercado imobiliário.
Esses estudos comprovam a importância que deve ser dada ao jardim e a sua manutenção. Atualmente, o paisagismo virou sinônimo de qualidade de vida. Segundo Patrícia S. Cosignani, arquiteta e paisagista, por meio de um estudo paisagístico é possível criar ambientes mais agradáveis, com espaços de convivência, aproveitando de maneira eficiente as áreas de uso comum nos condomínios.
Segundo ela, nos condomínios, normalmente o projeto é desenvolvido sobre laje, que geralmente serve de cobertura para as garagens nos subsolos. “Isso requer cuidados especiais com a impermeabilização dessas lajes. Elas devem ser feitas com manta asfáltica e sempre com a consultoria de empresa especializada”, explica Patrícia.
A paisagista lembra também que é preciso ter cuidado quanto às espécies escolhidas para a composição dos jardins, principalmente com o porte, raízes e a insolação. Por isso é importante a consultoria de um profissional qualificado, seja ele arquiteto ou paisagista.
Lembrando que sempre é necessário realizar reuniões entre os condôminos para se discutir as possíveis intervenções paisagísticas e reformas.
Dicas para um jardim lindo o ano todo
- Utilize espécies de plantas que se adaptam ao clima e que florescem em estações diferentes, preservando a harmonia do jardim o ano todo;
- As plantas perenes, que não perdem folhas no outono e inverno, ficam sempre verdes, florescem em épocas específicas do ano e são de fácil manutenção;
- Tome cuidado com a escolha do tipo das espécies de plantas. Existem plantas que não combinam entre si;
- Varandas e terraços de apartamentos podem ser transformados em áreas de lazer, com o uso de fontes e sistemas de iluminação;
- A instalação de decks, pérgolas, bancos e fontes, pode deixar o ambiente mais atrativo. Para ampliar o contato com a natureza também é possível plantar árvores frutíferas, que atraem pássaros e borboletas;
- As hortas domésticas também são uma alternativa que se adaptam em casas e apartamentos. Em um quintal amplo ou em uma floreira podem ser cultivadas ervas e temperos para o dia a dia.
Fonte: Condoworks
Portal Curitiba
Portal Canoas
Portal Salvador
Copyright © Portal Condomínio e Cobrança S/C Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação