Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Paisagismo nas Fachadas: Porque um pouco de verde sempre faz bem!

A fachada de um imóvel é o seu cartão de visitas.

Isso porque aquele velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica ainda é levado em consideração pela maioria das pessoas. E há razões para isso. Se você passa pela frente de um prédio e se depara com uma pintura descascada, azulejos ressecados e com falhas e um aspecto geral de sujeira, dificilmente surgirá em você a curiosidade de saber como é o interior. A fachada deve encantar, despertar curiosidade, convidar as pessoas a entrar e conhecer o restante do ambiente. Uma fachada mal cuidada desvaloriza, e muito, um imóvel. Medidas simples de manutenção já ajudam a conservar e prolongar a beleza deste espaço. Mas se o seu interesse é mesmo fazer um up grade e renovar a cara do seu condomínio, fique atento para as dicas dessa matéria e invista em uma fachada verde.

A natureza está na moda, não resta dúvidas. O mundo embarcou de vez na onda da sustentabilidade, o que está longe de ser uma coisa ruim. Com o crescimento populacional cada vez mais acelerado, é imprescindível zelar por nossos recursos naturais. Se antes tudo era concreto, hoje a ordem é pintar de verde, colorir com vida os espaços. O efeito de agregar plantas à estrutura de prédios comerciais ou residenciais é bastante positivo, pois humaniza os ambientes.

Neste contexto, a opção por projetar jardins para fachadas comerciais e residenciais ganha cada vez mais adeptos, não só pela beleza singular proporcionada, mas por oferecer maior segurança à construção. Um belo jardim pode ajudar na construção de fachadas que roubem olhares e chamem atenção de convidados e até mesmo daqueles que passam pela rua.

Mas essa escolha tem suas peculiaridades, como explica a paisagista Erly Hooper. “A arquitetura da casa dita o desenvolvimento do jardim. A participação do cliente é decisiva para se fazer um projeto diferente, já que ele é único e tem o intuito de refletir a personalidade do dono da casa”. Lembrando que, em se tratando de um condomínio usufruído por várias pessoas, a “casa” é coletiva. Portanto, qualquer alteração na fachada deve ser antes apresentada e aprovada por unanimidade por todos os condôminos antes de ser posta em prática.

Além de tornar a fachada mais atrativa e suntuosa, o jardim exerce outro papel, bastante funcional e importante. Ele ajuda na segurança do lugar. Um paisagismo que prende a atenção acaba deixando a residência ou estabelecimento fora do foco principal, até meio camuflados.

Além disso, existem plantas que possuem espinhos, como a bungaville, que serve de proteção extra também, salienta Erly.

As plantas mais indicadas para compor a fachada são: bungaville, yucca e palmeiras de diversos tipos; ambas têm em comum beleza rústica e resistência ao sol. Flores também são bem vindas nesse tipo de projeto paisagístico. “De modo geral, é só especificar flores que gostam de sol e que se adequem à proposta do projeto”, encerra a paisagista (Redação com assessoria).

Fachada verde Fugindo da poluição visual típica das grandes cidades, vários edifícios ao redor do mundo estão investindo em fachadas inteiramente verdes, isto é, cobertas por vegetação. Os jardins verticais são uma moda que aos poucos está conquistando adeptos no Brasil, porque – ao contrário de outras tantas tendências – comporta-se unindo eficiência e beleza. A ideia é que sejam instaladas nas fachadas espécies de plantas com autossuficiência e que façam autopolinização. A irrigação é mantida e acionada por controle remoto e age como meio de reposição de nutrientes.

Fonte: Jornal do Síndico

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação