Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Projeto paisagístico ajuda a manter a casa em segurança

O Paisagismo tem sido um meio de resgatar as necessidades de convívio com a natureza e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além do aspecto estético, o projeto paisagístico também vai auxiliar para a segurança da residência. Segundo a professora Aurea Portes Ferriani,do Curso de Paisagismo do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), é possível desenvolver soluções com esse objetivo.

“É preciso pensar em todos os locais, desde a entrada da casa, o lugar onde o carro fica estacionado, corredores, renques de arbustos ou árvores, saliências em muros e paredes que possam servir como esconderijo. Observar a altura da vegetação e não interromper a iluminação são fatores importantíssimos a se considerar”, destaca Aurea.

A especialista afirma que a luminosidade, a posição da vegetação e o porte da planta podem ajudar a prevenir e dificultar a ação dos criminosos. “Árvores e arbustos volumosos não devem estar posicionados junto a janelas ou portas de modo que reduzam a visibilidade ou sirvam como esconderijo para um eventual criminoso”, ressalta.

A professora indica que a vegetação arbustiva que estiver próxima a caminhos ou a acessos deve ter, no máximo, até 60 cm de altura para que ninguém se esconda atrás dela. Já as árvores devem ter mais de 2 metros, para que as copas não encubram as pessoas.  “O tipo de copa também interfere, pois arborização de copa densa reduz a visibilidade e projeta grandes sombras. A permeabilidade visual garante a distribuição da luz e declara a presença de intrusos. Além disso, plantas que sirvam de apoio, próximas a muros ou sacadas, com galhos para o exterior devem ser evitadas”, aconselha.

Aurea lembra também que a utilização de plantas com espinhos tendem a desencorajar intrusos, mas não impedem efetivamente a ação criminosa. “Espécies como rosas, coroas-de-cristo e outras plantas ou arbustos espinhosos podem ser plantados junto a muros, grades, cercas ou janelas constituindo-se uma barreira. Nesses casos, é necessário ter cuidado com crianças, portadores de deficiência e animais para evitar acidentes”, recomenda. E complementa: “também é indicado o uso de portões, grades e cercamentos vazados para permitir melhor visibilidade”.

Fonte: Paran@Shop

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação