Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Reforma hidráulica dos condomínios deve envolver interior das unidades

A troca das instalações hidráulicas nos condomínios é feita quase que exclusivamente nas edificações antigas, e que ainda possuem componentes de ferro. Os indícios mais comuns dos problemas são vazamentos frequentes, sinais generalizados de umidade, manchas em roupas brancas (quando lavadas em máquina) ou mesmo baixa pressão da água, pois tubos de ferro em geral apresentam oxidação de suas superfícies internas e deposição de material.

A vida útil de uma instalação hidráulica varia muito em função da qualidade do produto aplicado e do serviço executado, mas a tubulação em ferro galvanizado raramente dura mais do que 25 ou 30 anos, aponta o engenheiro e especialista na área, Roberto Pedroso Carvalho.

Se ela estiver apresentando problemas, é aconselhável a troca geral do sistema hidráulico do edifício. E, segundo ele, os materiais plásticos ganharam espaço porque possuem classe de pressão alta, boa resistência às altas temperaturas, estão livres de incrustações, possuem facilidade de aplicação, excelente durabilidade, garantia extensa, entre outros. “Mas o cobre ainda é bastante utilizado em algumas regiões, como na Grande São Paulo”, observa Carvalho.

O engenheiro indica que as unidades internas também devem renovar as instalações internas, especialmente quando apresentarem sinais de vazamentos, sejam manchas escuras nas paredes e/ou tetos (inclusive nas fachadas externas), deterioração de móveis embutidos, escurecimento das juntas de dilatação ou mesmo ruídos percebidos durante a noite.

O Condomínio Edifício Girassol, construído em 1953 na Rua Avanhandava, região central de São Paulo, passou por uma atualização gradativa de seu sistema hidráulico, afirma o síndico José Luiz Valério. “Em função da contenção de gastos, trocamos os dutos aos poucos, optando por canos de cobre para passagem de água com pressão, e por canos de PVC para tubulação de esgoto. Esses produtos apresentam qualidade e garantia confiável dos respectivos fabricantes”, afirma. Por orientação de empresa especializada, cada unidade do Girassol que vier a ser reformada, também terá que promover a troca total das tubulações internas, inclusive das colunas verticais, finaliza o síndico.

Fonte: Direcional Condomínios

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação