Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Reformar a casa é prioridade para os consumidores brasileiros

Redução do IPI ajudou a manter a reforma como prioridade mais citada (Getty Images)

Carros e eletroeletrônicos cresceram entre as preferências dos consumidores graças ao IPI reduzido.

Entre as 13 prioridades de consumo para 2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.

Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de 2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da preferência.

Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso, “há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material de construção”, explica.

IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.

Confira abaixo quais foram as preferências dos brasileiros:

Prioridades de Consumo para 2013
Tipo de consumo Ano de 2013 Ano de 2012
Total (%) AB (%) C (%) DE (%) Total (%) AB (%) C (%) DE (%)
Reforma da casa 23 25 23 19 28 24 28 31
Vestuário 17 21 17 12 17 16 20 9
Eletrodomésticos 16 15 13 27 17 10 17 25
Carro 14 18 15 7 11 22 10 1
Eletroeletrônico 12 11 13 8 10 9 12 7
Imóvel 11 11 11 10 11 17 10 6
Nenhuma 2 2 1 1 3 1 2 6
Educação 1 2 1 1 1 2 1 0
Móveis 1 1 1 1 1 0 2 1
Motocicleta 1 1 0 2 1 1 1 1
Construção da casa 1 0 1 0 1 1 0 1
Abrir negócio próprio 1 0 1 1 0 0 0 0
Alimentação 0 0 0 2 1 0 1 2
Viajar 0 1 0 0 1 2 0 0
Não sabe/Não respondeu 23 20 23 31 19 17 17 24
Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos

Fatores
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.

 

Fonte: InfoMoney

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação