Entre as 13 prioridades de consumo para 2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.
Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de 2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da preferência.
Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso, “há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material de construção”, explica.
IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Confira abaixo quais foram as preferências dos brasileiros:
Prioridades de Consumo para 2013 | ||||||||
Tipo de consumo | Ano de 2013 | Ano de 2012 | ||||||
Total (%) | AB (%) | C (%) | DE (%) | Total (%) | AB (%) | C (%) | DE (%) | |
Reforma da casa | 23 | 25 | 23 | 19 | 28 | 24 | 28 | 31 |
Vestuário | 17 | 21 | 17 | 12 | 17 | 16 | 20 | 9 |
Eletrodomésticos | 16 | 15 | 13 | 27 | 17 | 10 | 17 | 25 |
Carro | 14 | 18 | 15 | 7 | 11 | 22 | 10 | 1 |
Eletroeletrônico | 12 | 11 | 13 | 8 | 10 | 9 | 12 | 7 |
Imóvel | 11 | 11 | 11 | 10 | 11 | 17 | 10 | 6 |
Nenhuma | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 6 |
Educação | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 0 |
Móveis | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 1 |
Motocicleta | 1 | 1 | 0 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Construção da casa | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 1 |
Abrir negócio próprio | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Alimentação | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 0 | 1 | 2 |
Viajar | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 |
Não sabe/Não respondeu | 23 | 20 | 23 | 31 | 19 | 17 | 17 | 24 |
Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos |
Fatores
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.
Fonte: InfoMoney
Portal Curitiba
Portal Canoas
Portal Salvador
Copyright © Portal Condomínio e Cobrança S/C Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação