Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Saiba como manter um jardim bonito em qualquer estação

Escolher a planta certa e manter os cuidados corretos aumenta muito a chance de conquistar um jardim lindo a saudável

Cada uma das quatro estações tem as suas belezas, mas, no inverno, a dedicação para manter as bonitas paisagens do quintal deve ser redobrada. Com as temperaturas mais baixas, assim como as pessoas, as plantas tentam se proteger das agressões do clima. Algumas entram em uma espécie de hibernação, perdendo as folhas e acabam ficando mais frágeis.

Para manter um jardim bonito é preciso cuidar de cada detalhe, principalmente nas estações mais frias. Segundo o diretor da fazenda Quinta da Estância, Rafael Goelzer, “algumas espécies de plantas e flores sentem mais a chegada do frio. Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaleia e gardênia são mais fortes e ficam até mais bonitas no inverno”.

Com estas dicas seu jardim vai ficar bonito em qualquer estação. Confira:

Atenção para o dilúvio!

No inverno, o sol é mais fraco e, com isso, a evaporação também. O cuidado com a hora de regar a planta é muito importante, principalmente as que ficam na sombra. Como são seres vivos, as plantas têm alguns mecanismos de adaptação, e um deles é contra a falta de água, quando as folhas podem se fechar ou criar pelos para evitar a perda de líquido. Mas no caso do excesso de água elas não conseguem se defender e as raízes podem apodrecer, por isso, cuidado!

Bem aparada

Uma poda bem feita é o primeiro passo para ter uma planta ou árvore bonita. Folhas e flores secas devem ser retiradas, pois podem favorecer a proliferação dos fungos, e galhos quebrados ou doentes também devem ser retirados na poda, isso garante uma planta mais forte e saudável. Se quer eliminar de vez um galho, ele deve ser cortado rente ao caule. Se não, um novo galho nasce da parte do que restou.

Em algumas árvores um ramo forte nasce e se torna tão forte que entorta a árvore. Além de estragar a estética da planta, o chamado galho-ladrão pode roubar as forças do vegetal e atrapalhar o seu desenvolvimento. Nesse caso, ele deve ser cortado assim que for notado e a árvore voltará a ter forças novamente. Isso ocorre principalmente em árvores frutíferas.

Pragas

Apesar de vir com força total na primavera, as pragas de jardim podem atacar em todas as épocas. Um fungo que não é controlado pode devastar todo o jardim, por isso é preciso ficar atento aos sinais. Normalmente as folhas são as primeiras a mostrarem os sinais dos ataques, pois são mais sensíveis. Elas podem ficar enrugadas, furadas ou secas. Formigas subindo na planta podem indicar a presença de sugadores, como o pulgão ou a cochonilha.

Receitas caseiras podem ser bem úteis para afastar algumas pragas. No caso do tomateiro, uma mistura de água com leite borrifada sobre as folhas todos os dias acaba com os fungos, mas é importante que a planta pegue sol ao menos quatro horas por dia para vingar. O sabão de coco também é uma boa saída contra pulgões, basta passar um pouco de espuma sobre as folhas das plantas e retirar depois de duas horas.

Jardim bonito e calçada também

Na hora de escolher a espécie para ter no jardim é muito importante saber do seu desenvolvimento. O fícus é uma das espécies que pode frustrar quem faz o plantio na calçada, por exemplo. Esta é uma espécie que tem as raízes fortes que podem destruir a pavimentação da calçada e as tubulações subterrâneas. Algumas cidades, inclusive, proíbem o plantio dela em alguns locais. De qualquer forma, consulte as determinações do órgão ambiental da sua cidade antes de plantar alguma árvore.

Inverno

Para garantir um jardim bonito no inverno é necessário escolher as espécies certas para cultivar, já que as plantas diminuem a velocidade de crescimento para acumular energia e voltar saudáveis na primavera. Algumas sugestões são as tulipas e azaleias. De acordo com Rafael Goelzer, as tulipas adoram o inverno, pois locais com pouca umidade costumam queimá-las. Já as azaleias costumam florir no inverno e podem ser usadas em canteiros ou como planta de vaso.

Fonte: Revista Pense Imóveis

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3032-4099

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação