Curitiba: 41 3322-5885 | Canoas: 51 3286-0019 | Salvador: 71 3342-0867
Saiba como montar um caixa de ferramentas para reparos básicos em casa

Apertar um parafuso, trocar um interruptor ou um chuveiro elétrico, substituir um plugue com defeito de um eletrodoméstico. Para realizar estes e outros reparos básicos e rápidos em casa é primordial ter em mãos alicates, chaves de fenda, martelo, fita isolante, entre outros itens. Veja a lista para montar uma caixa de ferramentas básica. Mas atenção: para reparos mais específicos, chame profissionais habilitados, especialmente quando os serviços envolverem as instalações elétricas.

Muito usada na construção civil, a trena é uma fita métrica, em geral metálica, indicada para medir comprimentos e alturas, entre outros tipos de dimensão. Em casa, por exemplo, a ferramenta é bastante útil quando se quer calcular e planejar novos móveis. Existem no mercado trenas de tamanhos variados, mas uma de cinco metros já é suficiente para auxiliar na execução de serviços domésticos básicos. Uma dica: dê preferência àquelas que tenham trava de segurança. 

O martelo é um dos itens mais comuns em uma caixa de ferramentas. Para fixar e extrair pregos, este item possui um cabo de madeira ou de plástico com um arremate em T, geralmente, de ferro ou aço. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo, para não provocar qualquer acidente.

Usada para apertar ou soltar parafusos, a chave de fenda é comercializada em uma grande variedade de estilos, tamanhos e formas. Uma dica é adquirir um kit que inclua diferentes modelos ou então comprá-las individualmente. Nesse caso, providencie para que a sua caixa de ferramentas contenha o modelo com ponta chata (foto), que se adequa a um tipo de parafuso bastante comum. Atenção! Nunca use a chave de fenda como martelo, punção (instrumento para furar) ou formão (ferramenta para abrir cavidades na madeira), porque o item não foi projetado para estas finalidades. 

A chave de fenda para testes elétricos – conhecida como chave “busca polos” – permite identificar o polo “neutro” e o polo “vivo” de uma tomada ou ainda dos fios de uma instalação elétrica de baixa tensão (110 V ou 220 V) de sua casa. Ao detectar corrente elétrica, uma pequena lâmpada no interior da ferramenta se acende. Atenção! Não a utilize em parafusos com fenda de tamanho não compatível com a chave. 

Em relação aos alicates em uma caixa de ferramentas, o ideal é ter um conjunto básico: o chamado universal, o alicate de bico e o de corte. O alicate conhecido como universal atende a muitas necessidades porque, com ele, você pode: cortar, torcer e dobrar fios, cabos elétricos e arames; ser auxiliado no posicionamento dos condutores e no apertar de porcas com parafusos. Um dica para a manutenção e bom manuseio da peça é lubrificar a articulação do alicate. De bico reto ou curvo, o modelo de ponta fina, é usado na manutenção elétrica em locais de difícil acesso. Com a ajuda do item, é possível segurar objetos, torcer e cortar fios e cabos. O de corte possui indicação específica para o corte de fios e cabos durante reparos elétricos em casa, mas pode servir também como “descascador” de fios.

A chave inglesa permite girar qualquer tipo de parafuso ou porca, apertando-os ou soltando-os de maneira rápida. Tal manobra é possível, pois a ferramenta possui regulação da distância entre as mandíbulas. O item é utilizado em reparos que precisam de constantes ajustes na medida do bocal de aperto. Atenção! Nunca utilize a ferramenta como martelo, tal procedimento pode trincá-la ou, até mesmo, quebrá-la. 

O estilete é usado para cortar papel, plástico e outros materiais, além de servir para “descascar” os fios elétricos, ou seja, tirar parte do isolamento deixando o condutor de cobre exposto. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo para não provocar qualquer acidente: sempre o segure pelo apoio plástico e assim que terminar de utilizá-lo, recolha a lâmina.

Feita de materiais que não conduzem a eletricidade, a fita isolante tem grande utilidade nos mais variados tipos de isolamentos e proteções elétricas com o objetivo de se evitar choques e curto-circuitos. Dica: para uma melhor aderência, certifique-se que as superfícies a serem isoladas estejam limpas. 

Aplicável em tubulações e conexões com rosca, a fita veda rosca evita vazamentos de líquidos e gases. Para assegurar uma vedação perfeita, passe a fita várias vezes ao redor das roscas.

Fonte:UOL

Portal Curitiba

Endereço: Rua Riachuelo, 31, Cj 1201, Centro - CEP: 80020-250

Tel/Fax: (41) 3322-5885

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br


Portal Canoas

Endereço: Rua Domingos Martins, 261, Sala 202, Centro - Canoas - RS

Tel/Fax: (51) 3286-0019

E-mail: contato@portalcobrancas.com.br

Portal Salvador

Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470, 11º andar, conj. 1106. CEP: 41820-770

Tel/Fax: (71) 3342-0867

E-mail: contatosalvador@portalcobrancas.com.br

Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação