Apertar um parafuso, trocar um interruptor ou um chuveiro elétrico, substituir um plugue com defeito de um eletrodoméstico. Para realizar estes e outros reparos básicos e rápidos em casa é primordial ter em mãos alicates, chaves de fenda, martelo, fita isolante, entre outros itens. Veja a lista para montar uma caixa de ferramentas básica. Mas atenção: para reparos mais específicos, chame profissionais habilitados, especialmente quando os serviços envolverem as instalações elétricas.
Muito usada na construção civil, a trena é uma fita métrica, em geral metálica, indicada para medir comprimentos e alturas, entre outros tipos de dimensão. Em casa, por exemplo, a ferramenta é bastante útil quando se quer calcular e planejar novos móveis. Existem no mercado trenas de tamanhos variados, mas uma de cinco metros já é suficiente para auxiliar na execução de serviços domésticos básicos. Uma dica: dê preferência àquelas que tenham trava de segurança.
O martelo é um dos itens mais comuns em uma caixa de ferramentas. Para fixar e extrair pregos, este item possui um cabo de madeira ou de plástico com um arremate em T, geralmente, de ferro ou aço. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo, para não provocar qualquer acidente.
Usada para apertar ou soltar parafusos, a chave de fenda é comercializada em uma grande variedade de estilos, tamanhos e formas. Uma dica é adquirir um kit que inclua diferentes modelos ou então comprá-las individualmente. Nesse caso, providencie para que a sua caixa de ferramentas contenha o modelo com ponta chata (foto), que se adequa a um tipo de parafuso bastante comum. Atenção! Nunca use a chave de fenda como martelo, punção (instrumento para furar) ou formão (ferramenta para abrir cavidades na madeira), porque o item não foi projetado para estas finalidades.
A chave de fenda para testes elétricos – conhecida como chave “busca polos” – permite identificar o polo “neutro” e o polo “vivo” de uma tomada ou ainda dos fios de uma instalação elétrica de baixa tensão (110 V ou 220 V) de sua casa. Ao detectar corrente elétrica, uma pequena lâmpada no interior da ferramenta se acende. Atenção! Não a utilize em parafusos com fenda de tamanho não compatível com a chave.
Em relação aos alicates em uma caixa de ferramentas, o ideal é ter um conjunto básico: o chamado universal, o alicate de bico e o de corte. O alicate conhecido como universal atende a muitas necessidades porque, com ele, você pode: cortar, torcer e dobrar fios, cabos elétricos e arames; ser auxiliado no posicionamento dos condutores e no apertar de porcas com parafusos. Um dica para a manutenção e bom manuseio da peça é lubrificar a articulação do alicate. De bico reto ou curvo, o modelo de ponta fina, é usado na manutenção elétrica em locais de difícil acesso. Com a ajuda do item, é possível segurar objetos, torcer e cortar fios e cabos. O de corte possui indicação específica para o corte de fios e cabos durante reparos elétricos em casa, mas pode servir também como “descascador” de fios.
A chave inglesa permite girar qualquer tipo de parafuso ou porca, apertando-os ou soltando-os de maneira rápida. Tal manobra é possível, pois a ferramenta possui regulação da distância entre as mandíbulas. O item é utilizado em reparos que precisam de constantes ajustes na medida do bocal de aperto. Atenção! Nunca utilize a ferramenta como martelo, tal procedimento pode trincá-la ou, até mesmo, quebrá-la.
O estilete é usado para cortar papel, plástico e outros materiais, além de servir para “descascar” os fios elétricos, ou seja, tirar parte do isolamento deixando o condutor de cobre exposto. É importante ter cuidado e atenção na hora de manuseá-lo para não provocar qualquer acidente: sempre o segure pelo apoio plástico e assim que terminar de utilizá-lo, recolha a lâmina.
Feita de materiais que não conduzem a eletricidade, a fita isolante tem grande utilidade nos mais variados tipos de isolamentos e proteções elétricas com o objetivo de se evitar choques e curto-circuitos. Dica: para uma melhor aderência, certifique-se que as superfícies a serem isoladas estejam limpas.
Aplicável em tubulações e conexões com rosca, a fita veda rosca evita vazamentos de líquidos e gases. Para assegurar uma vedação perfeita, passe a fita várias vezes ao redor das roscas.
Fonte:UOL
Portal Curitiba
Portal Canoas
Portal Salvador
Copyright © Portal Condomínio e Cobrança S/C Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação